A (vida) dos alimentos

A energia (vida) dos alimentos


Porquê o título A energia (vida) dos alimentos?!
Pois bem... Está Preparado?!

A energia (vida) dos alimentos?!
Sabia que a alimentação expressa o seu carácter e o seu comportamento?!

A energia (vida) dos alimentos
Desta forma, vou passar a explicar... A energia (vida) dos alimentos...
Cada porção de comida ingerida contém não apenas os nutrientes para o nosso corpo físico, mas também o sabor que compensa as nossas emoções, a escolha que reflecte a nossa filosofia de vida, as memórias dos hábitos familiares, as tradições culturais, as nossas crenças religiosas.

Na realidade, a alimentação de um ser humano desde que nasce até que morre expressa muito do seu carácter e do seu comportamento ao longo da sua jornada terrena.

Ora vejamos, o ponto de vista físico em primeiro lugar.

A energia (vida) dos alimentos - Ponto de Vista físico

A energia (vida) dos alimentos?! Hipócrates, o pai da medicina (numa era longínqua da convencional!), disse: “Faz do alimento o teu medicamento”! Em pleno século XXI precisámos de reflectir sobre este aspecto, especialmente porque pelo menos 80% das doenças actuais são derivadas de erros e excessos alimentares, portanto faz sentido corrigir o problema ou não??? Por exemplo, o número de pessoas que morrem em consequência de problemas cardiovasculares a nível mundial anualmente, corresponde em analogia há queda de um avião com pelo menos 300 passageiros a bordo de hora a hora, 24 horas por dia, 365 dias por ano. É aterrador! De certeza que se isto acontecesse na realidade, ao fim de 1 dia apenas, todos desistiríamos de andar de avião. Pois bem, então qual a solução? Entupirmo-nos de fármacos? De fármacos está o mundo cheio, e estes problemas e outros, como o cancro e diabetes continuam a aumentar a um ritmo alucinante. Precisávamos de ouvir Hipócrates de novo, mas de preferência pôr em prática. Tal como, um carro não funciona com o combustível errado, o nosso corpo também começa a ter muitos problemas com o alimento errado.

Tudo o que ingerimos vai fazer parte de nós a nível celular permitindo que este corpo maravilhoso possa funcionar em pleno. Há alimentos que activam a vida e nos mantêm saudáveis como as frutas, os legumes, os cereais integrais, a água e que devem ser ingeridos todos os dias com equilíbrio também, pois tudo o que é demais mesmo que seja benéfico vai ser eliminado até um certo ponto e o excesso cria desequilíbrios. O nosso corpo tem capacidade de armazenamento e utilização limitada assim como de eliminação limitada. Se assim não fosse não se dariam os excessos e tudo seria eliminado. Por exemplo, se comermos 1 kg de cenouras por dia, todos os dias vamos ficar com excesso de beta caroteno e a pele começa a ter um tom alaranjado e vários problemas decorrem de hipervitaminose. Isto mostra que mesmo um alimento bom em excesso torna-se prejudicial.


A energia (vida) dos alimentos - Pirâmide Alimentar


Por outro lado, temos alimentos que desgastam o nosso organismo tornando-o ácido e propenso a doenças, como é o caso das gorduras hidrogenadas e saturadas, alimentos refinados, álcool, açúcar, corantes, conservantes, enchidos, assim como o excesso de carnes e de lacticínios.

As frutas, legumes, hortaliças, sementes, frutos secos, cereais integrais, germinados são os alimentos que curam o nosso corpo e nos mantêm saudáveis.


Vejamos as suas qualidades:

- São antioxidantes
- Têm uma acção remineralizante sobre os ossos
- Contem elementos fitoquimicos de acção curativa no organismo
- Diminuem os níveis de colesterol
- Fortalecem o sistema imunitário
- Protegem de várias doenças (cancro, diabetes, hipertensão, arteriosclerose, etc.)


Na realidade a maioria das pessoas tem este conhecimento ou pelo menos algumas noções. Então porque continuamos com estes problemas? Porque a comida é um refúgio para a solidão, o abandono, a insegurança, a baixa auto-estima, os problemas financeiros, o medo, as separações seja por divórcios ou por morte. Para equilibrar a alimentação precisamos de equilibrar as emoções com energia que gera vida e alegria: a gratidão, o amor incondicional, o perdão!

As emoções também nos alimentam tanto pelo lado positivo como pelo pólo oposto.
Há quem se alimente de amor e quem se alimente de inveja, ciúme, padrão de vítima, por isso uma auto-análise é muito importante e eficaz. É importante parar para pensar e MUDAR!

Ás vezes as pessoas dizem “esta vida são 2 dias não faz sentido fazer sacrifícios, temos que comer e beber o que gostamos”! Então porque correm para o médico a pedir ajuda quando estão doentes????? Se a vida são 2 dias…! Desculpem, mas acho que isto revela “alguma” incoerência mental!


Sem dúvida que doenças podem surgir independentemente dos bons hábitos alimentares mas a probabilidade é menor e a questão principal não é morrer ou não morrer, porque isso sabemos que acontecerá um dia a todos, mas sim a qualidade de vida. Quando um de nós cai doente, não estamos sozinhos a sofrer. Sofre a família, a empresa, a nação porque todos fazemos parte do país e do mundo.

Apenas vos exorto a reflectir e se fizer sentido vão fazendo pequenas mudanças e informem-se para que a vossa vida seja cada vez melhor, mais feliz e mais saudável. A escolha alimentar está directamente relacionada com a nossa evolução interior, tanto como indivíduos, quanto como nação, cultura e em última análise como consciência da Humanidade.


VAMOS EVOLUIR TODOS JUNTOS!



Assim, vou-lhe contar uma coisa: este vídeo vai ocupar 15 minutos do seu tempo, mas acredite que não vai arrepender-se de tê-lo visto nem por um minuto. Por quê? Porque você é uma pessoa incrível e merece ver isto! “Validation” é um curta metragem do director, escritor e compositor Kurt Kuenne o qual foi vencedor de diversos festivais de cinema. E quando começar a vê-lo vai perguntar-se o que é que este video tem a ver com a alimentação?! ;)

O que está à espera? Assista agora mesmo!
Ah… E...Alguém já lhe disse hoje?! o quanto você é uma pessoa maravilhosa? Pois bem… Você é! ;)


Ah… E...Alguém já lhe disse hoje?! o quanto você é uma pessoa maravilhosa? Pois bem… Você é! ;)

PERCEBEU?! AGORA ACREDITA ?!

Mãos à obra coloque energia (vida) nos alimentos... 

Ervas Afrodisíacas

Ervas Afrodisíacas


As ervas afrodisíacas estimulam e produzem uma agradável sensação de euforia que induz o desejo amoroso. Conheça-as...

Ervas Afrodisíacas
As ervas afrodisíacas são plantas que têm um aroma intenso e penetrante. As ervas afrodisíacas devido às suas características picantes e estimulantes, umas mais que outras, quando ingeridas produzem uma sensação nova mas agradável de euforia que induz o desejo amoroso. Por essa razão foram consideradas afrodisíacas e proibidas noutros tempos. Hoje em dia a sua utilização é comum e essencial para a cozinha de todas as regiões do mundo e as suas propriedades afrodisíacas, muitas por sugestão, já não assustam mas até agradam.

No campo ou num jardim estas ervas afrodisíacas perfumam o ar com os seus aromas profundos. Adicionadas aos cozinhados e saladas activam o sabor dos ingredientes e tornam os pratos mais interessantes e exóticos. Em chás, infusões, banhos e óleos as suas propriedades terapêuticas e estimulantes são libertadas proporcionando uma sensação de bem-estar físico.


Açafrão - Especiaria estimulante utilizada em pó de cor amarela ou vermelha. Na Ásia é empregada para tingir tecidos. Adiciona-se ao arroz e ao marisco para dar uma cor amarela e um sabor delicioso.

Alecrim: poderoso estimulante e revigorante que actua sobre a impotência e o seu delicioso aroma também induz o aumento do apetite sexual.

Alfazema – planta de aroma muito agradável, afrodisíaca cujas sementes são utilizadas para perfumes e sabonetes. As sementes adicionadas à sopa realçam o seu sabor, mas devem ser retiradas antes de servir.

Anis – Tem um sabor forte e interessante. Quem não gosta, não gosta mesmo. As sementes são utilizadas para xaropes, bolos e licores. O licor de anis era utilizado para estimular sexualmente.

Baunilha – o extracto de baunilha serve para bolos, gelados, café e chocolate. Tem um sabor e cheiro doce e quente e há quem goste de perfumar o corpo ou a roupa com a sua essência.Contém altos níveis de cálcio e fósforo. O cálcio auxilia os músculos a controlarem a ejaculação.

Canela – Ligeiramente picante e agradável, a canela é utilizada em pó ou em pau para doces, cafés, chás e no caril. Chá de canela é bom para as dores de menstruação.

Cravinho – Especiaria perfumada e picante que alivia a dor e é utilizada na Ásia e América do Sul para dar um toque mais exótico aos cozinhados.

Gengibre – Raiz de sabor forte e perfumado que induzia amantes. Pode ser consumida em pó nos bolos e cozinhados exóticos. Em chá ou mesmo fresco, como na cozinha japonesa, serve como digestivo. Muito usado na medicina chinesa, faz a circulação de todo o corpo aumentar e, consequentemente, incrementa a libido. Segundo estudos da China e Inglaterra, aumenta o metabolismo em 20%, servindo também para queimar calorias.Estimula a lubrificação feminina e prolonga a função erétil devido à sua ação estimulante no sangue.

Ervas Afrodisíacas - Hortelã
Ervas Afrodisíacas - Hortelã
Hortelã – planta silvestre de sabor fresco a menta óptimo para bebidas e chás e para temperar carnes e sopas. Utilizada desde a Antiguidade como afrodisíaco, devido ao limonemo e à felandrina, duas substâncias estimulantes. É também excelente para a digestão, além de diminuir a produção de gazes. Nalguns países árabes e do Norte de África serve-se num chá açucarado. Na idade média servia para estimular cavalos.

Louro – uma ou duas folhas acrescenta um sabor mais interessante aos pratos de carne, em particular borrego. Para os Romanos o louro era considerado um símbolo de virilidade e os soldados usavam-no em coroas.

Manjericão – Com um aroma suave e delicioso as folhas podem se utilizadas em saladas, especialmente com tomate. Existem cultos muito antigos relacionados à paixão e fertilidade e ainda hoje em Portugal existe a tradição das raparigas solteiras porem um manjerico (que tem folhas mais pequenas) à janela no dia de Santo António. Melhora a circulação sanguínea na área dos órgãos sexuais e o seu aroma também é excitante.

Orégão – Perfumado e intenso é ingrediente essencial na cozinha mediterrânica pois intensifica o sabor de carnes e legumes. Tem características sensuais especialmente quando misturada com a água do banho.

Pimenta – estimulante natural, que aquece e provoca ligeira euforia. Acrescenta sabor e picante a quase todos os pratos e quando cheirado dá comichão no nariz e vontade de espirrar.

Salsa – fresca de sabor e cheiro, pode-se comer fresca ou adicionar a cozinhados de carnes ou alguns legumes juntamente com alho. Combina muito bem com cogumelos. Tem umas folhas suaves que são ideais para cócegas e carícias. Antigamente era associada a bruxarias.

Salva – as folhas são utilizadas para temperar carnes de sabor forte. Fresco ou seco tem um cheiro e sabor intenso e interessante. Na Grécia antiga acreditavam que um chá de salva aumentava a fertilidade. As suas folhas secas penduradas afastam insectos.

Tomilho – um óptimo tempero para carnes e para o azeite. Tem um cheirinho fresco e estimulante mas é ligeiramente amargo de sabor. Também se pode beber em chá e é bom para a tosse.


Ervas Afrodisíacas - Afrodisíacos Naturais


Muitas pessoas já tentaram de alguma forma usar elementos afrodisíacos com a necessidade de aumentarem o seu desempenho sexual. Pode ter sido uma droga, comida, bebida, perfume ou mesmo dispositivos que alguns dizem que podem melhorar o impulso sexual ou o desejo.

Não estamos a falar de Viagra ou Cialis, estamos sim a falar de afrodisíacos de verdade, de ervas afrodisíacas, de produtos naturais.



Ervas Afrodisíacas - Afrodisíacos Naturais

Curiosidade...


Na época do Império Romano, os afrodisíacos já eram bastante conhecidos. O famoso Giacomo Casanova teve 122 amantes e, para manter a “chama” acesa, ele comia cerca de 50 ostras no café da manhã. Já a imperatriz da Rússia Catarina, a Grande, era conhecida por ser ninfomaníaca. Seu segredo era comer omelete de caviar e chá com vodka pela manhã. Os chineses, por sua vez, ingeriam insectos e o imperador Azteca Montezuma bebia 50 taças de chocolate diariamente, resultando em 19 filhos ao longo de sua vida.
Mitos à parte, sabe-se que diversos nutrientes são excelentes para melhorar o desempenho sexual, e de quebra possuem propriedades benéficas à saúde e acções antioxidantes. Utilize-os e aproveite!


ELES TÊM A FORÇA…


Amendoim: seu efeito afrodisíaco é super famoso, ele é rico em vitamina E, e se for consumido sem excessos, aumenta o apetite sexual e a energia.

Alho: aumenta a libido da mulher e age na circulação sanguínea, permitindo sensação de estar aquecido, porém, cuidado, provoca mal hálito, o que serve para quebrar qualquer clima, por isso é preciso caprichar na higiene bucal após a ingestão desse alimento.

Banana: rica em magnésio, promove a vasodilatação, que melhora o desempenho sexual, além de fazer super bem para a saúde.

Carne: é rica em dopamina e norepinefrina, duas substâncias químicas cerebrais que ajudam a aumentar a sensibilidade e, assim, a sensação de prazer durante o sexo.

Catuaba: afrodisíaco e tonificante, contém três ativos chamados catuabina A,B e C, que dão energia ao corpo melhorando o cansaço e a estafa. Segundo as pesquisas, aumenta o estímulo sexual de homens e mulheres por meio do aumento de quantidade de sangue nos órgãos sexuais. Estudos da USP mostram ainda que a catuaba, junto com a marapuama, reduz a celulite e a retenção hídrica.

Chocolate: tem feniletilamina, que aumenta a produção de serotonina, substância que causa sensações de prazer e felicidade. 

Frutos do mar: são ricos em zinco e têm participação na lubrificação feminina, além de ajudar no tratamento da infertilidade do homem.

Geleia Real: poderoso energético, que possui vitamina B e proteínas, aumenta a fertilidade e reduz os riscos de impotência. Tem esteroides semelhantes à testosterona e estrógeno, que aumentam a libido da mulher.

Guaraná: potente estimulante mental e muscular que ativa toda a circulação sanguínea. Possui duas substâncias: a cafeína e a teobromina, que turbinam as dopominas (neurotransmissores do cérebro) resultando num ganho maior de disposição. Foi comprovado: na região de Maués (Manaus) as mulheres idosas não possuem celulite e têm maior pique devido ao hábito de tomar guaraná diariamente.

Mamão: Uma dica é começar o dia com essa fruta, além de fazer super bem para a sua saúde, contém estrogênio, que ajuda a aumentar o apetite sexual.

Mel: tem vitaminas B (produz testorerona) e C. Possui minerais de pólen das flores, que auxiliam a produção dos hormônios sexuais. Aumenta a imunidade e é um calmante natural. Estudos da Universidade de Ilinois (EUA) afirmam que o mel tem acção antioxidante, sendo excelente para o rejuvenescimento.

Morango: provoca desejos sexuais por causa dos sentidos olfativos. A dica é servi-lo com chantilly, pois é uma combinação que favorece para estimular o aroma, aumentando o apetite sexual.

Ovo: melhora a libido e a produção hormonal.

Romã: rica em antioxidantes, possui poucas calorias e é excelente para a saúde do coração. Como é rica em fitoestrógenos, aumenta a libido na mulher e ameniza os sintomas da menopausa.




Ervas Afrodisíacas - Picantes



Outra dica...

Alimentos picantes como pimenta e curry podem ter resultados afrodisíacos apreciáveis, muitas vezes usados podem lembrar o acto sexual por elevarem a temperatura do corpo, aumentarem a circulação sanguínea e o batimento cardíaco e em seguida fazerem transpirar...  O seu excesso estimula os órgãos genitais, causando uma sensação semelhante à excitação sexual, por isso é um excelente alimento para aumentar o apetite sexual...


Sugestão...

Pronto…depois de descobrir os alimentos que aumentam o apetite sexual, agora é com você, que tal preparar um jantarzinho? 

Entrada: Bruschetta no alho, alecrim e manjericão 

Jantar: Arroz com frutos do mar, temperado com alho e gengibre, pimenta. 

Sobremesa: 2 bolas de sorvetes ( 1 de baunilha e 1 de chocolate), sobre uma fatia de banana ao comprido, com chantilly e rodelas de morangos picados, ah, claro, salpicado de amendoins triturados, que tal?)

Segredo da Felicidade

SEGREDO DA FELICIDADE




SEGREDO DA FELICIDADE - 10 mudanças que pode (e deve) fazer na sua vida para ser mais feliz...


Acha que é difícil ser feliz quando as circunstâncias não são as mais favoráveis?
Nada mais errado.

SEGREDO DA FELICIDADE
Estudos realizados pela investigadora norte-americana Sonja Lyubomirsky, autora do livro «Como Ser Feliz – A Receita Científica para a Felicidade» (Pergaminho), revelam que 40% da nossa felicidade está nas nossas mãos, 50% é de carga genética e apenas 10% depende das circunstâncias. A chave da felicidade está na forma como olha para a vida, na sua postura face aos problemas e nos objetivos que define. Com a ajuda de três especialistas em psicologia, uma coach, uma neuropsicóloga e uma investigadora, traçamos dez passos para ser mais feliz. Afinal, a felicidade mora mesmo ao seu lado.

1. Valorize o que tem
De acordo com a psicóloga e coach especialista em psicologia positiva, Maria do Carmo Oliveira, «a maioria das pessoas tem tendência para se focar no que não tem e esquece-se de valorizar as coisas boas que ainda tem na vida. Todos nós, neste momento, temos imensas coisas pelas quais nos devemos sentir gratos, entre elas, saúde, uma família, uma casa, amigos, uma fonte de rendimento... São pequenas coisas mas que são muito importantes para nós e que, por vezes, só valorizamos quando as perdemos», constata a especialista. «Recordar o que a nossa vida tem de bom, faz-nos sentir mais confiantes, mais confortáveis e, inclusive, dá-nos alento para enfrentar momentos de adversidade».

2. Conviva com os amigos
«A rede de pessoas que nos suporta, o facto de sabermos que temos com quem contar é importantíssimo», afirma Helena Águeda Marujo, professora e investigadora na área da psicologia positiva. «Mas, claro, não são quaisquer relações. São relações de suporte, generativas, positivas, respeitadoras e apreciativas», alerta a especialista. A psicóloga e coach Maria do Carmo Oliveira lembra que «as relações de amizade constroem-se e alimentam-se no dia a dia e que existem imensas oportunidades para fortalecer os laços de amizade ou criar novos amigos. «Sair de casa, deixar de inventar desculpas como hoje estou cansada... e inscrever-se em novas atividades que a levem a contactar outras pessoas são dois passos fundamentais».

3. Seja solidária
«Ajudar os que necessitam mais do que nós tem uma influência fortíssima no nosso bem-estar e na nossa felicidade», garante Maria do Carmo Oliveira. «O facto de nos descentrarmos de nós mesmos traz-nos uma sensação de bem-estar que perdura durante semanas», revela a especialista. «Podemos ser solidários, fazendo voluntariado, por exemplo, mas também através de atitudes para com os nossos amigos, familiares ou vizinhos. Fazer um bolo para oferecer, ajudar um amigo a mudar de casa, tomar conta dos filhos dos nossos vizinhos, visitar um amigo quando ele está menos bem, são alguns exemplos de como podemos ser solidários com os que nos rodeiam», sugere a psicóloga. «No fundo, é mostrarmo-nos prestáveis e dar a nossa ajuda sempre que for necessário», sublinha.

4. Seja otimista e confiante
«Nós temos a liberdade de escolher a forma como lidamos com as experiências de vida. Podemos lidar com dramatismo, com relativismo ou com esperança», refere a investigadora Helena Águeda Marujo. Para a psicóloga e coach Maria do Carmo Oliveira, «é importantíssimo acreditar que o que fazemos hoje vai trazer-nos bons resultados no futuro. Os pensamentos comandam a vida. Se pensar que o melhor vai acontecer, vai, certamente, sentir-se mais confiante para atingir os meus objetivos». Contudo, ressalva que «este otimismo deve ser realista».


5. Experimente novas atividades
Aprender a fazer coisas novas é um outro passo precioso rumo à felicidade. Se, por um lado, como refere a investigadora Helena Águeda Araújo, «devemos aprender sempre mais porque é através dessas novas aprendizagens que vamos descobrindo melhores versões de nós próprios e que nos tornamos mais competentes».

«Por outro lado», como afirma a coach Maria do Carmo Oliveira, «introduzir novidade no nosso dia a dia é fundamental para quebrar a rotina que é inimiga da felicidade», constata esta profissional.

«Cada um tem que se manter ativo na procura dessa novidade e questionar-se sobre o que existe de novo e que nunca fez. Workshops, cursos de línguas, um passeio de balão ou um salto de pára-quedas são algumas sugestões», acrescenta ainda a especialista.

6. Defina objetivos
«É frequente ouvirmos as pessoas dizerem que não estão contentes com a vida que têm mas também não sabem o que devem fazer para mudá-la. É fundamental definir objetivos e começar a desenvolver ações para atingir esses objetivos. Eles são os nossos principais motivadores», afirma Maria do Carmo Oliveira.

A neuropsicóloga Carina Lobato Laria revela que «é quando nos sentimos mais motivados que disparam os níveis mais altos de dopamina no nosso cérebro, o neurotransmissor que nos permite manter concentrados nos objetivos que queremos atingir e que, em conjunto com a endorfina, gera sensões de prazer e bem-estar». Maria do Carmo Oliveira acrescenta que, «por vezes, objetivos simples como fazer uma viagem ou conviver mais com os amigos podem ser o suficiente para manter o entusiasmo pela vida».

7. Festeje as pequenas conquistas
«Pensar que a felicidade está lá à frente quando atingirmos aquele objetivo a que nos propusemos é o pensamento mais errado e, talvez, a principal causa de insatisfação», alerta a neuropsicóloga Carina Lobato Faria. «A felicidade não chega quando concretizamos um objetivo. É quando estamos ainda na expectativa, sem saber se vamos conseguir ou não alcançar o objetivo, que os níveis de bem-estar atingem o seu auge», revela a psicóloga. «É, por isso, fundamental validar todos os passos que vamos dando e desfrutar do conforto que proporcionam», recomenda.

8. Aprenda a lidar com as frustrações
«Quando definimos um objetivo, devemos estar preparados para o que vai ter de bom ao alcançá-lo mas também para o que vai ter de menos bom», alerta a neuropsicóloga Carina Lobato Faria. «Provavelmente, vamos ser confrontados com as nossas limitações e o melhor caminho a seguir é encará-las e procurar alternativas. Se não tomarmos um papel ativo na resolução dos problemas, os nossos objetivos vão parecer cada vez mais inalcançáveis», alerta a psicóloga.

9. Aprecie os pequenos momentos
Aprender a saborear os bons momentos do nosso dia a dia é ainda um desafio para muitos de nós. «Atualmente, vivemos numa correria constante, como se tudo fosse acabar amanhã e esquecemo-nos de reservar tempo para nós», constata Maria do Carmo Oliveira. «Quebrar a rotina e introduzir pequenas coisas de que gostamos no nosso dia a dia é fundamental para o nosso bem-estar», alerta. O segredo está, segundo a especialista, «em reservar dez ou vinte minutos por dia. Um passeio à beira-mar, uma refeição prolongada com a família ou uma caminhada no parque mais próximo de casa ao final do dia são momentos que fazem toda a diferença na rotina habitual e que contribuem para a nossa felicidade».

10. Sorria mesmo quanto parece estar mal
Transmitir aos outros a mensagem de que nos sentimos bem com a nossa vida é outro passo fundamental para nos sentirmos mais felizes. «A nossa postura corporal, o facto de sorrirmos ou não quando chegamos a um sítio, influencia a forma como os outros nos vão tratar e as emoções que recebemos também pesam no nosso bem-estar», revela a psicóloga Carina Lobato Faria.

«Mesmo nos dias em que não acordamos bem-dispostos, devemos ter a capacidade de artificialmente, colocar uma carga positiva na nossa forma de estar e de interagir com os outros», recomenda. «Nós somos seres permeáveis e se emitirmos emoções positivas aos outros, certamente que também vamos receber de volta emoções positivas», refere ainda.



SEGREDO DA FELICIDADE



SEGREDO DA FELICIDADE - Os inimigos da (sua) felicidade


Isolamento
São vários os estudos que provam que as pessoas que convivem mais e que têm uma rede social de apoio maior são mais felizes. Não há dúvidas que os amigos são essenciais.

Inação
Se ficar parada na sua zona de conforto, sem fazer nada de novo, vai estar a anular as hipóteses de aprender mais e descobrir novas formas de se sentir feliz. Quebrar a rotina só depende de si.

Pessimismo
Os pensamentos negativos geram angústia e desmotivação e, nessas condições, dificilmente conseguiremos construir o futuro que desejamos. Seja positiva e procure ver o lado bom das adversidades.

Comparação social
Comparar-se com quem tem mais ou com quem considera ser melhor, só vai causar mal-estar. Aprenda a dar valor ao que tem de bom na sua vida e foque-se nas suas qualidades.

Comunicação negativa
Se passar os dias a queixar-se dos problemas, muito provavelmente os seus amigos também se irão queixar dos deles. Opte por um discurso esperançado. O queixume só vai trazer mais emoções negativas.

Atitude ruminante
Focar-se nos problemas, em vez de procurar as soluções é um erro. Enfrente os obstáculos, eles fazem parte da vida, e mantenha-se ativa na busca dos seus objetivos.

Atitude de vitimização
Achar que os seus problemas se devem unicamente aos outros é um pensamento a evitar. Assumir a postura de vítima vai impedi-la de passar à ação para solucionar os seus problemas.

Sedentarismo
A prática regular de exercício físico é fundamental não só para o nosso bem-estar físico, mas também emocional. Escolha uma atividade de que goste ou opte, simplesmente, por fazer uma caminhada diária.

O dinheiro traz felicidade?
«O dinheiro é essencial para ter uma vida digna e as necessidades básicas preenchidas. Sem elas, não há felicidade, como mostram os resultados de estudos realizados em países pobres. Depois dessas necessidades resolvidas, está provado que ter muito mais coisas materiais não assegura ter mais felicidade», refere Helena Águeda Marujo, professora e investigadora na área da psicologia positiva.


SEGREDO DA FELICIDADE

Felicidade momentânea versus felicidade duradoura

A felicidade hedónica corresponde ao prazer e à satisfação.

A eudaimónica requer o sentimento de uma vida realizada.

Desfrutar de um transitório pôr do sol ou de uma conversa com quem ama pode despertar um estado de plena felicidade, mas essa felicidade passa.

Pelo contrário, uma visão e uma prática de vida que a faça sentir útil à humanidade desperta uma felicidade que perdura.



" Não procure seguir os passos dos homens sábios da antiguidade... ... procure o que eles procuravam."



SEGREDO DA FELICIDADE


 

Texto: Sofia Cardoso com Carina Lobato Faria (psicóloga e neuropsicóloga clínica no consultório Saberdemim em Lisboa), Helena Águeda Marujo (psicóloga, especialista em psicologia positiva e professora de psicologia no ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa) e Maria do Carmo Oliveira (psicóloga e coach, especialista em psicologia positiva no Clube do Otimismo em Lisboa)

Índigo e Cristal

Índigo e Cristal

 

O “Anjo Humano” Indigo e Cristal



Índigo e Cristal

O que são crianças e adultos Índigos e Cristais? Como é que tu sabes se tu, ou alguém que tu conheces, é uma criança ou adulto Índigo ou Cristal? Descreverei as particularidades e características principais destas pessoas. Mas quero destacar que o fenômeno Índigo e Cristal é o próximo passo na evolução como espécie humana. Estamos, de certa maneira, a tornarmo-nos Índigos e Cristais. Elas estão aqui para nos mostrar o caminho, e por isso a informação pode no geral ser aplicada a todos nós, à medida que nós fazemos a transição para a próxima etapa do nosso crescimento e evolução.

As Crianças Índigo têm estado a encarnar na Terra nos últimos 100 anos. Os primeiros Índigos eram pioneiros e mostradores de caminho. Depois da Segunda Guerra Mundial, nasceram um numero significante delas, e estes são os adultos Índigos de hoje. No entanto, na década 70 uma onda grande de Índigos nasceu, e por isso agora temos uma geração inteira de Índigos que estão agora nos fins dos seus trinta anos e no principio dos seus quarenta anos e que irão tomar o seu lugar como lideres deste mundo. Os Índigos continuaram a nascer - até mais ou menos o ano 2000 - com mais habilidades e maior grau de sofisticação tecnológico e criativo.

As Crianças Cristais começaram a aparecer no planeta a partir de 2000, embora alguns digam que começaram a aparecer um pouco mais cedo. Estas crianças são extremamente poderosas, e o objetivo principal delas é levar-nos ao próximo nível de evolução, para revelar-nos o nosso poder interior e divindade. Elas funcionam como uma consciência de grupo em vez de individuais, e vivem pela "Lei da Unidade" ou Consciência de Unidade. Elas são uma poderosa força de amor e de paz no planeta.

Os Adultos Índigos e Cristais são compostos de dois grupos. Em primeiro, existem aqueles que nasceram como Índigos e que estão agora a fazer a transição para Cristais. Isto quer dizer que eles passarão por uma transformação espiritual e física que acorda a sua consciência "Cristíca" ou "Cristal" e que os liga às Crianças Cristais como parte da onda evolucionária de mudança. O segundo grupo são aqueles que nasceram sem estas qualidades, mas que as adquiriram trabalhando arduamente e seguindo diligentemente um caminho espiritual. Sim, isto quer dizer que todos nós temos o potencial de ser parte deste "grupo" emergente de "anjos humanos".


O seguinte relato descreve a diferença entre Crianças Índigo e Cristal. É do artigo "Crianças Indigos e Cristais" da Doreen Virtue:

Diferença entre Criança ÍNDIGO e CRISTAL


CRIANÇA ÍNDIGO

Espírito guerreiro, que rompe com os sistemas estabelecidos.

META:
- Abrir caminhos
- Denunciar
- Não aceitam o que já não serve agora
- Aversão à mentira, falsidade e manipulação.

ESPECIALIDADE:
- Denunciar
- Provar os limites físicos

PERSONALIDADE:
- Em geral são extrovertidos
- Pioneiros, originais, auto-suficientes, criativos, bastante autônomos
- Determinação, tenacidade
- Muita energia, e não demonstram medo de enfrentar as coisas ou as pessoas

FORMAS DE CONDUTA:
- São crianças exigentes que não se cansam de pedir coisas
- Não têm medo da confrontação
- Rebeldes

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E OUTRAS:
- Robustos (fisicamente)
- Fortes (mentalmente)

NECESSIDADES EM GERAL:
- Alimentar seus talentos de pioneiros e líderes
- Ferramentas de organização do trabalho
- Aprender a diplomacia e a cortesia



CRIANÇA CRISTAL

Espírito pacificador. Pacificadores.

META:
- Continuar o caminho começado pela geração índigo
- Construir com energias mais sutis
- Têm uma força interior extraordinária para conseguir elevar o nível de frequência energética da sociedade.

ESPECIALIDADE:
- Liberdade por meio do exemplo
- Provar os limites psíquicos

PERSONALIDADE:
- Mais calmos, pacíficos e gentis. No geral, um pouco introvertidos.
- Ainda mais espirituais
- Ainda mais telepáticos
- Ainda mais sensíveis

FORMAS DE CONDUTA:
- Dizem o que precisam em poucas palavras, mas com profundidade, e só quando lhes pedem
- Irradiam paz e tranquilidade
- Harmonizam naturalmente a energia que os rodeia
- São muito afetuosos com as pessoas e percebem suas necessidade
- Calam-se e retiram-se se há conflitos, evitam as confrontações

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E OUTRAS:
- Menos robustos física e mentalmente
- Vulneráveis emocionalmente
- Habilidades psíquicas "ativadas desde o nascimento"
- Às vezes sofrem com alergias, são mais delicados.

NECESSIDADES EM GERAL:
- Utilizar e nutrir suas habilidades e seus talentos de pacificadores
- Ténicas de limpeza energética e psíquica sensível
- Intercâmbio de energia com a Natureza


Índigo e Cristal

As crianças Cristal são extremmente sensíveis a tudo no seu meio ambiente: sons, cores, emoções negativas dos outros, cheiros, comida, produtos quimicos, a sensação de "estar vestido", violência, a dor de outros, consciência de grupo, freqüências eletromagnéticas, radiações solares.

Tão sensíveis que são profundamente vulneráveis, com muita intensidade e grande vulnerabilidade.

Devem passar um tempo sozinhas, não vivem bem em grupos e poucos entendem a sua necessidade de solidão.

Devem entrar em comunhão com a Natureza e os elementos diariamente. O Espírito da Natureza os ajudará a equilibrar e a limpar todas as energias não harmoniosas que os afetam tão profundamente.

Simplesmente não entendem "a desumanidade do homem contra o homem", a guerra, a avareza, etc .. e podem sentir-se facilmente sufocadas com tudo isso. Retrair-se, desconectar-se, proteger-se se a vida é demasiado intensa, se eles se traumatizam ou vêem ou sentem outros traumatizados.

Normalmente são tranquilos, os outros os admiram e sentem-se atraídos por eles como um imã. Terão profundas e longas relações com humanos que lhes ofereçam o amor incondicional que os cristal sabem que é o único amor verdadeiro.

Quando um cristal olha para você, é como tivesse penetrado dentro da sua alma.

Raramente necessitam ser tratados como uma criança tradicional pois são gentis, prudentes e capazes de dizer o que necessitam, o que é bom ou o que não é bom para eles. Quando o meu filho era muito pequeno, disse um dia: "Eu não posso beber álcool ou tomar drogas", e ele jamais tomou nada disso.

Com freqüência evitarão multidões ou centros comerciais. Demasiadas energias diferentes os incomodam.

Sentem um amor profundo pelas crianças e pelos animais. Têm uma forma extraordinária de conectar-se com todas as criaturas.

A água é muito benéfica para limpá-los e acalmá-los: banhos frequentes, duchas diárias, cascatas, fontes, brincar com a água e a areia.

Requerem roupas confortáveis, à sua escolha, em cores e fibras naturais. Precisam de muita água pura e com frequência preferem alimentos orgânicos frescos.

Antes de nascer, com frequência, disseram a seus pais o seu nome, como se o ouvissem em pessoa.

Milagres e magia ocorrem à sua volta: aparece dinheiro, os animais o procuram, os bebés sorriem-lhes, curas ocorrem naturalmente.

São extremamente empáticos, ao ponto de saber o que um desconhecido está a sentir.

Sentem medo de intimidar porque se sentem invadidos, e não respeitados muito facilmente. Preferem ficar sozinhos a ter o seu "espaço pessoal corporal" descuidado. Também evitam relações românticas por medo de ferir o outro se a relação terminar.

Há uma inocência, uma falta de malicia, uma pureza, graças à ausência de ego nos cristal.

Podem necessitar de ajuda para aprender a conectar sua energia. Pode ser feito por meio de atividade fisica. Natureza, esportes, artes marciais, ioga ou dança.

Podem estragar aparelhos elétricos, rádios, televisões, computadores. Abstêm-se de mostrar emoções por medo da sua amplificação e perda de controle, pois podem parecer passivos ou sem sentimentos.

Podem sentir-se responsáveis porque alguém morreu, ou está ferido, ou, ainda, discutindo.

Podem ter, e provavelmente tiveram, periodos de depressão profunda.

Respondem bem ao trabalho corporal à massagem ou ao trabalho energético realizado por alguém que está equilibrado.

Massagens craneo-sacrais podem ser cruciais para manter seus corpos saudáveis e sem dor. Com freqüência têm um metabolismo alto e são naturalmente vegetarianos.

Inteligentes, vêem todas as possibilidades com um entendimento instintivo das leis espirituais, de como funciona tudo.

Têm uma conexão limpa com o seu Eu Superior, ascedendo naturalmente ao seu Guia Superior. É por isso que sabem a verdade da unidade espiritual.

Curadores e pacificadores natos, com muitas habilidades, são capazes de regenerar os ossos e a pele.

Quando muitos de nós formos, gradualmente, renovados, ascenderemos à energia cristal que já está no DNA. Podem ser pessoas de muito poucas palavras, mas todos os escutam, quando tranqüilamente expressam sua sabedoria com humildade. No entanto, não darão conselhos sem que lhes tenham sido pedidos e nunca interferirão."


Índigo e Cristal


O “Anjo Humano” Indigo Cristal


As crianças Indigo e Cristal não apenas se comportam e pensam de forma diferente que seus predecessores, como são diferentes espiritualmente. Os seus corpos subtis estão mais desenvolvidos e elas estão “conectadas” de forma diferente. Por representarem o próximo passo na evolução humana, carregam dentro das suas auras a semente de uma nova e importante energia que está nascendo no nosso planeta.
É bem conhecido pela ciência que cada ser humano possui muito mais capacidade cerebral e de ADN, que não é usado, e para o qual não consegue encontrar utilidade. Este ADN “extra” é chamado até de “lixo” ADN. No entanto, não é “lixo” ou capacidade “desperdiçada”, é um potencial inato do ser humano esperando ser activado.
Cada ser humano no planeta tem a capacidade inata de acordar para o seu pleno potencial. Em metafísica descrevemos esta capacidade como o Padrão (Modelo) do Anjo Humano. Os humanos foram programados originalmente para ter percepção total da sua essência divina e das suas origens angélicas. Contudo, como parte da exploração da densidade 3D, os humanos concordaram em ser “desconectados” desta consciência superior, por algum tempo. Isto resultou em parte do padrão ter sido “desligado” para permitir esta fase da evolução dentro da densidade.
Agora, contudo, a humanidade está pronta para se reconectar, havendo explorado a experiência completa dentro da densidade tri-dimensional. Estamos prontos para voltarmos “ao lar”, levando esta experiência ao nosso ser angelical. Estamos prontos para nos reconectarmos. As crianças Índigo e Cristal são a geração que vai estabelecer a ligação. Elas são a Ponte Arco-Írís. Elas nascem com seus padrões angelicais completamente “conectados” e prontos para serem usados!


Índigo e Cristal



 
Os Antigos e os Novos Padrões

O “antigo” padrão humano foi baseado no Sistema de 7 Chakras do Corpo Subtil Energético. Os Chakras levavam as cores como segue:

  1. Chakra da Coroa: Branco
  2. Chakra Frontal/Terceiro Olho: Índigo/Violeta
  3. Chakra Laríngeo: Azul
  4. Chakra Cardíaco: Verde/Rosa
  5. Chakra do Plexo Solar: Amarelo
  6. Chakra Esplênico ou Umbilical: Laranja
  7. Chakra Básico/Raiz: Vermelho

O novo padrão ou Padrão do Anjo Humano possui Treze Chakras e leva as ondas de cor do seguinte modo:


  1. Coroa e Cabeça: Ouro e Prata
  2. Peito Superior Direito: Vermelho
  3. Peito Superior Esquerdo: Azul
  4. Coração e Abdomen: Violeta
  5. Braço e Mão Direita: Vermelho – Violeta
  6. Braço e Mão Esquerda: Azul – Violeta
  7. Órgãos Sexuais e Raíz: Vermelho – Laranja
  8. Quadril e Coxa Direita: Laranja : Orange
  9. Quadril e Coxa Esquerda: Verde
  10. Joelhos e Panturrilhas: Amarelo
  11. Pé e Tornozelo Direito: Laranja – Amarelo
  12. Pé e Tornozelo Esquerdo: Amarelo – Verde
  13. Estrela Terrestre: Azul - Verde


Assim é, pois! É por isto que eles são diferentes!
No novo padrão, a energia flui directamente pela espinha abaixo e depois acima e à volta, formando “asas” de energia, como um anjo. Isto significa que o novo “anjo humano” é auto-sustentável energeticamente, e carrega energia em uma vibração e velocidade superior. Por isso as crianças Indigo e Cristal teem mais energia e procuram expressá-la em diferentes maneiras.
Crianças Indigo anseiam vivenciar suas energias com movimento e criatividade, levando-as frequentemente a hiper-actividade e a diagnósticos de TDA (Transtorno do Déficit de Atenção). Não há nada errado com estas crianças, estão simplesmente expressando a energia que flui através delas nestes níveis (de velocidade).

Crianças Cristal, por outro lado, expressam a energia abrandando o físico e concentram-se nos aspectos espirituais e multidimensionais.




A Experiência do “Anjo Humano” Indigo

As crianças Indigo nasceram com seu padrão de 13 Chakras activado. A sua missão é serem destruidores de sistemas e assim sendo, a sua energia está focada no mundo exterior.
Elas usam o seu fluxo kundalini intensificado para sentir o mundo e mudar as energias densas e cristalizadas. Estes anjos humanos precisam da sua hiper-energia para quebrar e mudar os velhos padrões e a densidade da experiência tridimensional humana.

A “raiva” típica do Indigo é uma expressão desta energia estando focada para quebrar velhos sistemas e eliminar velhas energias.

Crianças Indigo precisam de ser ajudadas a entender e a equilibrar os seus fluxos energéticos, e não a serem medicadas para a “normalidade” com drogas como Ritalin e Prozac. Este tipo de medicamento apenas “disassocia” os Índigos do seu padrão de “anjo humano” e os confina na velha experiência tridimensional.


A Experiência do “Anjo Humano” Cristal

Muitos Indigos estão agora a mudar para o estado Cristal, já que o trabalho dos Indigos está amplamente completo. Eles estão a juntar-se aos Indigos.
O “Anjo Humano” Cristal está aqui para trazer a experiência do amor, da paz e da harmonia ao planeta e assim sendo, estes seres não necessitam do intenso foco externo do Índigo. Eles agora buscam equilibrar as energias superiores e inferiores do padrão.

A lentidão do desenvolvimento de muitas crianças Cristais é meramente uma expressão da necessidade de focar o seu kundalini de Anjo Humano entre a percepção humana de 3ª e 4ª dimensão, e os estados multidimensionais angelicais de percepção.

Os adultos que estão agora a passar pelos programas de activação e ascensão estão a aprender também a trabalhar com um tipo diferente de fluxo da kundalini que é muito mais poderoso e intenso, e a equilibrar as suas energias entre os treze chakras.

Todos os humanos têm agora a escolha de activar os treze chakras do padrão de anjo humano. Esta é a dádiva dada pelas Crianças Indigo e Cristal às pessoas mais velhas.


 
Entendendo as Nossas Crianças

Ao ler este texto, entenda que as Novas Crianças são diferentes. A sua energia é mais refinada e mais intensa.
Elas são mais sensíveis e sentem mais profundamente. Elas entendem quem são e possuem consciência e percepção multidimensionais.

Devemos honrá-las por quem são e o que são, e parar de tentar forçá-las a conformarem-se a paradigmas obsoletos da vida tridimensional.

Celebrem o Novo Anjo Humano que pode ser seu/sua filho(a)!





Hiperbórea

Hiperbórea



Contos Insólitos: O mundo de Hiperbórea


Hiperbórea

Bem menos conhecida que a Atlântida, Hiperbórea é um continente ainda mais antigo e igualmente fantástico. Como no caso da Atlântida, foram os filósofos da Grécia antiga quem primeiro descreveram a Hiperbórea. Para eles, esta era bem real e não uma simples lenda. Muitos investigadores eram da mesma opinião.

Os relatos mais antigos sobre a Atlântida constam dos Epígonos, uma epopeia da Grécia antiga cuja autoria é desconhecida, mas que foi escrita no século VIII a.C. Na mesma época, Hiperbórea também foi citada por Hesíodo, um célebre poeta.

A palavra «hiperbóreo» deriva de uma palavra grega que significa «aquele que vive para lá de Boreas, o vento do norte». Esta definição tem sido objeto de várias interpretações, como veremos mais adiante.




Hiperbórea - Um continente mítico ou real?



Hiperbórea

Como acontece com a Atlântida, na ausência de quaisquer vestígios arqueológicos de Hiperbórea, com certeza há investigadores afirmando que este continente não passa de uma lenda, enquanto outros asseguram a existência de um imenso país com esse nome no Norte da Europa.

Para os Gregos da Antiguidade, era um local maravilhoso e paradisíaco situado na ponta setentrional do mundo habitado. Muita gente situa Hiperbórea no Pólo Norte, no Ártico, ou em seus arredores habitados.

Aristeas de Proconeso, outro filósofo grego e grande viajante, por volta de 600 a.C., referia-se a Hiperbórea como a terra onde sempre brilhava o sol. Leto, a mãe de Apolo, seria uma hiperbórea. Da mesma forma, Teseu, rei e fundador de Atenas, e outros heróis gregos teriam feito longas estadas nesse país.




Hiperbórea - Os Hiperbóreos: mestres espirituais e adivinhos


A principal característica dos Hiperbóreos era a de serem muito avançados espiritualmente, sendo grandes e poderosos adivinhos.

Como filósofos, teriam inspirado fortemente os pensadores da Grécia Antiga que, lembro, é uma das bases da civilização ocidental, juntamente com o mundo romano que foi também muito influenciado pelo pensamento grego. Ainda hoje, os fundamentos culturais, filosóficos e religiosos de toda a Europa estão impregnados desta filosofia.

Entre os seus descendentes estão quase todos os filósofos e pensadores da Grécia antiga antes de Sócrates. Por exemplo: Aristeas de Proconeso, já mencionado, Epimênides de Creta, Ferécides de Siro, Hermótimo de Clazomene, e muitos outros que viveram entre 600 e 500 a.C. Supostamente, todos realizaram milagres e curas extraordinárias para aquela época.




Hiperbórea - Os discípulos de xamãs e de feiticeiro


Além disso, parece que todos acima mencionados, e muitos dos seus discípulos, foram grandes xamãs capazes de entrar em transe e de conectar-se em níveis mais elevados de consciência, de acordo com vários investigadores na área do esoterismo e do desenvolvimento espiritual.

Hiperbórea

Os Hiperbóreos e todos os seus descendentes gregos, que acabei de citar praticavam o êxtase apoloniano (derivado do nome do deus grego Apolo). Este consistia em sair do seu próprio corpo, dando ao espírito a possibilidade de viajar no tempo e no espaço, sem limite.

Desse modo, o êxtase apoloniano permitia que estivessem de repente em todos os lados da Terra, viajassem no tempo, e contatassem as Forças Superiores na origem da criação e preservação do universo. Da mesma forma, permitia que consultassem os mestres espirituais já falecidos, para continuarem a se beneficiar dos seus ensinamentos após a morte física.



Hiperbórea - Os Gregos da antiguidade: os sucessores dos Hiperbóreos


O êxtase apoloniano dos Hiperbóreos, que foi transmitido aos Gregos, permite alcançar um estado superior de consciência, para dialogar e comunicar diretamente com as Forças Supremas do Universo. Essa é a base da maior parte das práticas xamanísticas e das cerimônias mágicas ainda usadas hoje em dia por vários adivinhos, magos, médiuns e videntes!

De acordo com toda esta informação, há fortes probabilidades de que os Gregos sejam efetivamente o povo a quem os Hiperbóreos transmitiram o conhecimento. Isso foi reconhecido pelos maiores filósofos e historiadores gregos, de Platão a Aristóteles, passando por Heródoto.

O próprio grande Pitágoras (580 a.C.– 495 a.C.) parece ter sido um descendente dos Hiperbóreos. Pitágoras é o pai da matemática e foi também um grande cientista, filósofo e taumaturgo (pessoa que faz milagres e possui o dom da cura).

Desenvolveu a utilização mágica dos números, que está na origem de várias escolas espirituais. É considerado por vários filósofos um dos maiores espíritos de todos os tempos.




Hiperbórea - Na origem de várias correntes espirituais modernas


Os Hiperbóreos não só influenciaram a Grécia Antiga como, atualmente, várias escolas e tradições espirituais como, por exemplo, a Sociedade Teosófica. Deste modo, em 1888, Helena Blavatsky, a sua fundadora, havia distribuído uma versão da história da humanidade totalmente diferente da que se encontra nos manuais oficiais!

De acordo com a sua teoria, sete grupos humanos teriam se desenvolvido paralelamente em sete partes diferentes do globo. De acordo com a ciência moderna, o Homem teria nascido na África, uma teoria que acaba de ser posta em causa por alguns dos maiores paleoantropólogos.

Ainda de acordo com Helena Blavatsky, Hiperbórea é o nome da segunda terra que ela situava em torno do Pólo Norte e que foi criada para acolher a raça destinada a povoar a Ásia do Norte.

Esta não é uma hipótese fantasista, na medida em que as regiões polares não foram sempre as terras geladas e nevosas, com temperaturas extremas, que se conhecem atualmente.


Hiperbórea



Hiperbórea - Um Pólo Norte com clima tropical!


Em certas épocas geológicas, como o Mioceno, as regiões polares da Groenlândia e Spitzbergen não tinham estações tão rigorosas como atualmente, e até mesmo beneficiavam de um clima muito quente! Aliás, Groenlândia quer dizer «Terra Verde» (em Inglês Greenland) e, quando foi descoberta, estava cheia de florestas!

Não é impossível que, nesse período antigo, as civilizações tivessem se desenvolvido nos desertos glaciares para lá do círculo ártico!



Hiperbórea


Hiperbórea - Enfim, a explicação do seu desaparecimento


Helena Blavatsky não é a única que acredita na existência de Hiperbórea. Com ela estão investigadores como René Maurice Gattefossé que, em 1923, falou disso também em seu livro: A verdade sobre a Atlântida.

Para ele, os Hiperbóreos estão na origem da maioria dos cultos solares na história da humanidade. Ele afirmou que, somente pessoas vivendo no Grande Norte e privadas de sol durante uma parte do ano, poderiam dar tal importância ao astro solar e render-lhe culto.
A alteração glacial que estas regiões sofreram ao longo dos períodos geológicos pode explicar bem por que a civilização hiperbórea desapareceu, e a necessidade que teve de migrar e/ou de transmitir os seus conhecimentos aos povos em contato com eles!

Hiperbórea

Búzios

Búzios

A adivinhação por meio de búzios



Búzios
Existe um método de adivinhação muito fácil de praticar: a leitura dos búzios. Estas conchas são oriundas da África. Ainda que esta adivinhação teve a sua origem no Senegal, é muito praticada também em outros países da África. A leitura dos búzios também é possível em vários países, ou até mesmo você pode fazê-la. Se souber trabalhar com eles, os cauris podem «falar» com você e lhe revelar muitas coisas!

Na verdade, os cauris são pequenos búzios (ver foto abaixo) oriundos das Maldivas no oceano Índico. Originalmente, os cauris (Cypraea moneta em latim) serviam de moeda. Foi uma das moedas mais antigas do mundo, e foi também usada na China.
A palavra «cauri», em francês, origina-se do sânscrito kaparda, sendo mais tarde modificada para «cowri» pelos Ingleses que colonizaram o subcontinente indiano.


Búzios - Primeiro uma moeda intra-africana

Os cauris foram originalmente usados entre os reinos africanos como moeda de troca entre os diferentes impérios da África Ocidental: em particular, os de Songhai (atualmente, Níger), Mali e Gana. Esta moeda cauri foi usada durante muito tempo.


Búzios - Da moeda à sacralização


Pouco a pouco, ao longo do tempo, os sacerdotes animistas foram atribuindo aos cauris uma dimensão religiosa. Os xamãs e os feiticeiros africanos começaram então a fazer vestuário parcial ou completamente coberto com estas conchas mágicas, com efeito protetor.

Búzios

Hoje em dia são ainda encontrados sob essa forma, mas também como elementos de máscaras ou artefatos mágico-cerimoniais. São também integrados em colares, pulseiras e amuletos, fetiches fabricados por adivinhos ou curandeiros.

Os cauris são muito usados sob todas essas formas na África, em locais onde a religião animista, ou a adoração das forças da natureza, é ainda uma tradição viva como, por exemplo, em Casamansa.

Por causa da função protetora que lhes foi atribuída, rápida e amplamente os cauris foram usados como forma de prever o futuro.



Búzios - Da sacralização à adivinhação

Búzios

Desse modo, rapidamente os cauris se tornaram, durante séculos, instrumentos de adivinhação, sendo lançados sobre uma mesa, ou no chão. De acordo com alguns historiadores, esta forma de adivinhação teria sido introduzida pelos comerciantes árabes que, naquela época, ocupavam uma posição comercial dominante naquela parte do mundo.

A adivinhação por meio dos cauris faz parte da grande família da geomancia, que é praticada pelo arremesso de algo material. Podem ser búzios, grãos de café, mas também pedras marcadas com símbolos geométricos, como as runas na Escandinávia.



Búzios - Uma interpretação simbólica

Quando se lançam os objetos de adivinhação, com um número de elementos que pode variar, o lance será interpretado da forma como ficarem posicionados, por exemplo, poderão ficar sobrepostos; ou a forma geral do desenho no chão, se caírem de lado, para cima ou para baixo, como ficam colocados uns em relação aos outros...

Simbolicamente, os modos de adivinhação como a geomancia, utilizando objetos naturais como as pedras ou conchas, no caso dos cauris, levam ao culto da Terra-Mãe e à influência das forças telúricas. Estas serão responsáveis pela posição final dos objetos de adivinhação, uma vez que estão na terra.

O culto ao lançamento de cauris está também associado à parte feminina da nossa personalidade, tendo um aspecto que faz lembrar o sexo feminino. Por isso, muitas vezes são usados em ritos de fecundidade. Isso explica talvez porque, na África, são principalmente as mulheres que fazem a adivinhação por meio dos cauris.

Após o estudo de todas estas características e, muitas vezes, depois de ter entrado em transe, o adivinho lhe dará indicações sobre o seu caráter, os seus talentos ocultos e, evidentemente, interpretará o seu futuro.


Búzios


Uma sessão de adivinhação por meio dos búzios

Existem outras, mas uma das principais formas de usar os búzios é a seguinte:

O adivinho apresenta os vinte e dois búzios ao consultante, dos quais deve tirar quatro. Estes quatro representam, respectivamente: o passado, o futuro, o lado masculino e feminino do mundo e do próprio consultante.

Os búzios são misturados previamente pelo adivinho, invocando entidades capazes de responder às perguntas feitas em determinada área.

O consultante pensa em seu pedido ou pergunta, ou o pronuncia baixinho e com convicção, e a seguir sopra para os búzios, antes de serem lançados.

Ele cria o seu próprio mundo lançando os seus búzios e mostra, desse modo, como está situado neste universo.

O adivinho interpretará esse lançamento ou poderá pedir para repeti-lo, uma ou mais vezes, para obter respostas mais claras. Ele mesmo poderá lançar também os búzios.

A seguir, o adivinho junta os quatro búzios aos outros e dá as explicações sobre a pergunta que a pessoa fez.


Aqui estão algumas predições, dependendo da posição dos cauris:

Se dois caírem um sobre o outro, a abertura para cima: significa a chegada de uma boa notícia.

Se um búzio cai na horizontal, com a abertura para cima, e se o outro cair sobre ele ficando em posição vertical: este lance anuncia que alguma confusão está chegando.



Búzios


A adivinhação por meio dos búzios pode ser feita em relação a todas as áreas: saúde, dinheiro, sorte, amor, trabalho, casamento, nascimentos, viagens...

Faça você mesmo!

Você poderá, também, encontrar em grandes cidade um adivinho que use os búzios, especialmente em locais onde existem grandes comunidades africanas, por exemplo, entre os Senegaleses. Se não for possível, pode encontrar nas livrarias ou na internet livros que ensinam a lançar os búzios.



 

Astrologia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...