7 DICAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO

7 DICAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO


Nos nosso do dia-a-dia com toda a correria que levamos, às vezes é difícil encontrar momentos de paz, não é verdade?

Por ser tão verdade, deixo aqui um esclarecimento do que é a meditação e o quanto esta prática o pode ajudar e beneficiá-lo. Com as 7 Dicas Práticas de Meditação que aqui lhe deixo vai ver como pode levar uma vida mais saudável e encontrar facilmente a Paz Interior que Procura... Viva o Amor em Toda a sua Plenitude...Ame-se a Si Próprio e o Amor se Multiplicará por todos os Demais...Alguém Precisa de Ajuda?!... Depois de Estar Bem Consigo e com a Vida é que pode Ajudar os Outros... Por isso Concentre-se e lute pela sua Felicidade Interior...Que é o Seu Bem Mais Precioso...






7 DICAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO

“Meditar” é o mesmo que “reflectir”. Aqui no Ocidente temos este costume de dizer: “Vá e medite sobre o que fez hoje!”ou “Eu meditei sobre a minha relação e conclui que...”. Mas, meditar não é ocupar a mente com pensamentos, reflexões e sim deixá-la livre para que ela possa primeiramente acompanhar o seu curso e gradualmente reduzir as suas flutuações/distracções.


7 DICAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO


A meditação é uma disciplina mental pela a qual tenta-se chegar além da reflexão, da mente “pensante” até a um profundo estado de relaxamento ou consciência. A meditação comummente envolve voltar a atenção para um único ponto ou referência. Ela é um componente em diversas religiões e tem sido praticada desde a antiguidade mas ela também é praticada fora do âmbito religioso. Praticá-la não requer que você siga determinada religião.

Além de ser uma das mais efectivas técnicas de relaxação, a meditação é um óptimo exercício para a sua mente, em todas as suas possibilidades. Os benefícios da meditação vão além do espiritual, manifestando-se directamente sobre a saúde do seu corpo e da sua mente.


7 DICAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO


Exercício Para Fazer Melhores Escolhas e Mais Conscientes



A prática da meditação pode ser um bom caminho para diminuir a ansiedade e ficar mais relaxado. O exercício meditativo ajuda a distinguir sentimentos, crenças e pensamentos, contribuindo para que faça escolhas melhores e mais conscientes ao longo da vida. E incorporar esse método no quotidiano pode ser uma tarefa simples. Para isso, basta...
encontrar um lugar calmo, onde não seja incomodado e tenha o mínimo possível de distracções.
Depois disso, deixe o ambiente acolhedor, ajustando a temperatura e a iluminação, por exemplo.
Uma outra dica é perfumar o recinto com aromas ou incensos.
A meditação pode ser praticada na posição sentada ou deitada, dependendo da qual lhe oferece mais comodidade e conforto.
Não se preocupe caso, no começo, a sua mente esteja a divagar, deixando-o distraído durante o exercício. Nesse momento é importante não criticar ou repreender-se a si próprio, apenas volte novamente a sua atenção ao exercício, quantas vezes for preciso.

Vale lembrar, que no caso da meditação guiada com áudio, o praticante pode parar ou voltar a gravação a qualquer momento, caso ache que precisa de um tempo maior para determinada reflexão. Se possível, coloque uma venda nos olhos para facilitar a interiorização e utilize uns phonos para os ouvidos. Aproveite o exercício para treinar a sua mente a deixar as respostas chegarem de forma livre. 

Na meditação, não há certo ou errado, a regra é deixar a mente se expressar na forma de emoções, lembranças, imagens ou cores, além de perceber como tudo isso é despertado em Si.

PASSO-A-PASSO PARA MEDITAÇÃO

No caso de pretender registar as suas vivências por escrito depois de cada meditação, poderá fazê-lo. Tal como, pode repetir o exercício abaixo quantas vezes sentir necessidade, pois, é a partir da prática contínua, que será possível notar as diferentes percepções em cada vez que realiza o exercício. De tempos em tempos, releia as suas anotações. Afinal, novas percepções poderão sempre surgir.

Confira abaixo o passo-a-passo para a prática:


7 DICAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO
1. Feche os olhos e concentre toda a sua atenção para a sua mente, com a intenção de observar o seu mundo interno.

2. Respire de modo profundo, porém suave, e foque a atenção no movimento da sua respiração. Imagine o ar a entrar pelas suas narinas, depois a passar pelas suas vias respiratórias, e a chegar aos seus pulmões, expandindo-se. A seguir solte o ar, sem deixar de pensar como esse movimento é feito pelas suas narinas. Foque a sua atenção e intenção na respiração. Perceba realmente o movimento do ar na sua inspiração e expiração.


3. Na próxima inspiração, traga todo o ar para o abdómen, sentindo a sua barriga a expandir-se no movimento da inspiração. Depois esvazie lentamente o ar da barriga quando fôr a expirar.

7 DICAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO
4. Ao soltar o ar, solte com toda a sua intenção e qualquer tensão, tudo o que está preso e bloqueado em si. Solte a sua resistência e vá relaxando, cada vez, mais profundamente. Inspire o ar novo e permita que ele vá preenchendo o espaço deixado por todos os sentimentos e pensamentos negativos que você soltou na expiração. Inspira o novo, as novas maneiras de perceber, sentir e vivenciar a sua vida. Perceba que para o novo entrar e se manter é preciso deixar ir o que não lhe serve mais, desapegando-se do que está velho. Então traga a sua intenção de se renovar e inspirando as novas possibilidades, percepções e experiências.

7 DICAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO
5. Nessa intenção, afirme para si mesmo a sua intenção de mergulhar mais profundamente nas suas emoções de forma clara e verdadeira. Respire profundamente e relaxe ainda mais. Perceba a sensação de paz e segurança. Sinta-se acolhido e protegido.

6. Nessa energia, abra-se para perceber qualquer imagem, cena, percepção, memória... Qualquer sensação, emoção ou, sentimento que venha à tona. Não é preciso preocupar-se caso não perceba nada neste momento, apenas relaxe ainda mais.


7. Então agradeça a si mesmo por esta oportunidade de relaxar e entrar em contacto consigo mesmo e lentamente venha retornando a sua atenção para o aqui e agora. Quando se sentir preparado, abra os olhos, completamente desperto e presente.


7 DICAS PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO

VEJA TAMBÉM:

BANHOS DE PURIFICAÇÃO DE ERVAS

MEDITAÇÃO MATINAL - Alegria

0 comentários:

Enviar um comentário

Astrologia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...