Ano do Dragão 2012

Ano do Dragão 2012

Ano do Dragão 2012

 

Ano do Dragão 2012

O Ano Novo chinês do Dragão inicia-se a 23 de Janeiro de 2012.

O Ano Novo chinês do dragão inicia-se a 23 de Janeiro de 2012 e não será seguramente o Fim do Mundo. É um ano de Fogo Terrestre, símbolo do Dragão, mas o seu movimento energético será a Agua/Yang. Xīn Nián Kuài le 新年快乐 (ler: Xin nien khuai le) - Gōng Xï Fã cái 恭喜发财 (ler: kong xi fa tsai) Xin Nian Kuai le 新年快乐 (Feliz Ano Novo) - Gong Xi Fa Cai 恭喜发财 (Parabéns, Seja Próspero), são as duas frases mais ouvidas na China durante as festividades do Novo Ano.

Ano do Dragão 2012
Na prática 发财 Fa Cai, traduz-se literalmente por "fique rico", é a forma metafórica do povo chinês desejar prosperidade, "Felicidades, fique rico e próspero no Ano Dragão". Este ano, 2012 (4710 da era chinesa), inicia-se a 23 de Janeiro de 2012 e encerra a 9 de Fevereiro de 2013. Os anos chineses não seguem a calendário gregoriano ocidental, que é um calendário solar, e por isso o Novo Ano não ocorre a 1 de Janeiro.

A Ásia conta os anos por um calendário lunisolar (sendo o próximo ano o nº 4710 da era chinesa); O mesmo é dizer que se adiciona a contagem das "luas" à contagem do passar dos dias (sol), daí resulta que o ano nasce quando a luz começa a crescer no ano. Em comparação com o dia, seria como contar o novo dia a partir do nascer do sol e não da meia noite. Na prática, o Ano Novo Chinês ocorre, no primeiro dia, da segunda lua nova, após o solstício de inverno (21 ou 22 de Dezembro).

Os anos chineses são contados em grupos de 12, aos quais se deram nomes de animais, são eles: - Rato, Búfalo, Tigre, Lebre - Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra - Macaco,Galo, Cão, Porco O signo individual de cada pessoa depende do Ano Chinês em que nasceu, assim por exemplo os nascidos em 1964 são do signo dragão, e este signo repete-se a cada 12 anos (40; 52; 64; 76; 88; 2000, 2012).

Ano do Dragão 2012
O início do Ano Chinês pode ocorrer entre 20 de Janeiro e 23 de Fevereiro. Os nascidos nesse intervalo devem consultar uma tabela para confirmar o signo a que pertencem. Pois podem pertencer ao signo anterior. De acordo com a astrologia chinesa, pertencer a um signo chinês, é sinónimo de ter características específicas de personalidade, saúde física e mental; sendo que o signo exerce igualmente influência nas relações de sorte ou azar, na profissão, no amor, ou em qualquer outra esfera de intervenção individual. A energia do signo Chines influencia igualmente o Planeta: O clima, a economia, a política, a totalidade dos fenómenos e acontecimentos. Não se tratando de esoterismo é possível explicar o mecanismo dessa influência, explanação que faremos mais adiante.

Na prática existe um ciclo básico, que se repete a cada 12 anos; Assim, um ano Dragão, terá sempre semelhanças com outro ano Dragão, 12 anos (ou múltiplos de 12) para a frente ou para trás deste, etc., contudo cada ano do mesmo signo terá particularidades que os diferenciam dos restantes homónimos, diferenças que serão resultantes de outras influências energéticas, tais como os ciclos de 5 Movimentos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) e da bipolaridade, o polo negativo ou positivo da energia também conhecido por Yin Yang. A resultante é um ciclo que se repete a cada 60 anos.


Ano do Dragão 2012

O Ano do Dragão de 2012, será pela sequência dos cinco movimentos um "Ano Água", sendo "Yang" pelo polo energético, esta conjugação só se repetirá de novo no ano 2072. Para melhor entendimento podemos comparar estes ciclos de 12 e 60 anos do calendário Chines com as estacões do Ano regular: - O verão repete-se todos os anos, contudo não há dois verões iguais, há Verões de calor tórrido e seco. Contudo no verão passado (2011) choveu em Agosto e esteve frio para a época.... Um homem vive em média mais de 70 verões, pode aperceber-se da diferença entre várias Verões, ou ainda constatar a existência do Verão em si. Uma borboleta vive entre duas semanas a três meses, não pode aperceber-se da existência de um Verão, menos repetição repetição de Verões; mas pode percepcionar a relação Yin Yang através da alternância Dia/Noite, pois viverá muitos dias e muitas noites. Assim pode esperar e desejar o nascer do sol como o homem pode antecipar o "nascer" do Verão.

Um povo e uma cultura milenar como é a China, com cerca de cinco mil anos de história e cultura, pode percepcionar estes ciclos que se repetem a cada 60 anos, em que o ano tem energias tão parecidas, que as suas estações se repetem, reproduzindo padrões climáticos (entre outras variáveis) equiparáveis. A cultura chinesa, estudou o comportamento do Universo pela observação dos fenómenos naturais, percebeu a repetição sistemática, registou, interpretou e identificou as regras, pelas quais se rege o Universo, dissecando a sua lógica pela constatação do denominador comum. Entendeu que essas regras universais se repetem no todo, no micro e no macro, e em todas as formas de existência. Daí nasce o pensamento dito oriental com base num raciocínio mais analógico que analítico, mas tão racional e sistemático, quanto o científico. Surgem assim as leis basilares da "Filosofia" chinesa das quais se destacam três princípios:

1- "Qi monismo" ou, tudo o que existe é energia manifestada de formas diversas.
2- Yin e Yang os dois pólos da energia.
3- Cinco Movimentos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água A Astrologia Chinesa, a Acupunctura, a Medicina Chinesa e as Artes Marciais Chinesas alicerçam o seu pensamento nestes princípios basilares, assim como quase tudo o que tem origem no Oriente. Assim o próximo ano a começar no dia 23 de Janeiro de 2012, é um ano Dragao, do movimento Água, do tipo Yang.

Ano do Dragão 2012

 

Ano do Dragão 2012 - O QUE SIGNIFICA SER DRAGÃO

Ano do Dragão 2012
O Dragão é dos 12 animais do zodíaco Chinês o único que não existe na natureza, pois corresponde a uma figura inteiramente mitológica. Este Dragão Chinês, é um "animal sagrado que participou na criação do mundo". Tem olhos de tigre; bigodes de peixe; escamas sobre a pele; corpo de serpente; asas de morcego; e garras de águia. Simboliza a enorme energia do fogo, em regra para destruir o que está errado e construir o que está certo. O Dragão em si personifica: poder, sucesso, força, destreza, inteligência, autoridade, dignidade, bons princípios, nobreza. Enfim sinónimo de bons augúrios e de boa sorte. A regra é considerar-se o Dragão uma influência positiva, sinal de prosperidade, sorte e bonança. Na China há quem espere pelo Ano do Dragão para casar ou ter filhos, pois traz felicidade e sorte à Família. Os nascidos no Ano do Dragão são optimistas, entusiastas, imaginativos, autoconfiantes e emocionalmente muito fortes, nunca se deixam "abater", nem mesmo em tempos de crise. Contudo este ano dragão é diferente dos outros, pois transporta em si a energia da Água Yang, o mesmo é dizer águas agitadas. Mais, este dragão tem a natureza da terra, ou seja o fogo que nos traz vem do coração da terra, no global é de esperar terramotos e águas agitadas ou alteradas, com muitas inundações e secas, prováveis maremotos (tsunamis), e tremores de terra, sendo provável a erupção de vulcões antes inactivos. "Ser Dragão é ter uma natureza do tipo Verão ou meio dia, o apogeu da energia ".O que significa apenas, ter um arranjo de energias próprio do clímax quente. O calor atinge o seu máximo para a partir daí decrescer, a luz está no seu máximo, a natureza está madura e pronta para colher, e corresponde ao Polo Sul. Para que nos interessa saber a energia do ano? Serve para nos adaptarmos, do mesmo modo que nos adaptamos à estação do ano. No Inverno vestimos de modo diverso do Verão, se o não fizermos ficaremos doentes por razões óbvias. Ser dragão é ter uma natureza do tipo verão, mas este dragão 2012/4710 é uma Dragão - Água -Yang - com influencia da Terra. Ser Água significa ter uma energia do tipo inverno, em que o frio e a escuridão dominam, a natureza estagna, e corresponde ao Norte. Ser Yang é ser masculino, mais activo, interveniente, analítico, cerebral, ousado. O que imprime velocidade vertiginosa à agua; contraria a sua tendência para parar e empresta-lhe poder destrutivo.

 

Ano Dragão em Economia e Política

O eixo normal do circuito energético de Norte para Sul, volta a repor-se, pois o ano que agora finda (Lebre Metal Yin) gerou um circuito energético muito alterado de Oriente para ocidente, com o Oriente a dominar o mundo, criando um ciclo de instabilidade e destruição com predomínio geo politico e económico a depender do Oriente. Esta influência foi tão grande que só um ano dragão a poderia travar, mas as instabilidades vão entrar ainda pelo ano Dragão sendo de esperar 10 meses de instabilidade e a partir daí estarão criadas as condições para uma caminhada progressiva no sentido da ascensão, até lá prepare-se para grandes abalos entre aqueles que até agora se revelaram mais fortes, os mesmos que se mantiveram de pé no eixo da instabilidade ( ano anterior) têm as repercussões negativas este ano, Por exemplo os estados Europeus mais ricos, tenderão a reflectir mais a crise, antes de se poderem reestruturar. Prevê -se mais tempestade, com aberturas para a bonança perto do final do ano Dragão. Os novos governos deverão aproveitar esta fase fase para criar estabilidade, e esta estará ao seu alcance, se a souberem discernir.

Ano do Dragão 2012

 

ANO DA DRAGÃO NA SAÚDE

Na Saúde estarão em alta as patologias relacionadas com o calor: Doença Cardíaca, "Trombose", acidente vascular cerebral, Cancro, Hipertensão, Reumatismo, depressão, angústia, ansiedade, stress. Gastrite, Ulceras, Gástricas e Duodenais. Os Órgãos em maior riscos são: Coração; Intestino Delgado; Fígado; Vesícula Biliar; A Pele; os Vasos Sanguíneos; o Sangue e o Estômago. Se tem antecedentes pessoais e familiares detrás doenças há que prevenir, fazendo avaliação, e evitando os factores de risco... Que são específicos de cada doença... Aos cardíacos ( por exemplo) convém evitar as emoções fortes, os excessos de calor, de sal, os alimentos ricos em gordura animal e o sedentarismo...

 

Ano do Dragão no Amor

Como a tendência direccional da energia neste ano será de Norte para Sul as relações amorosas serão estáveis, é um bom ano para reconciliações. O Dragão é estável seguro e fiel. Mesmo que possa parecer austero e severo, na verdade tem um coração de manteiga, dócil e paternal, capaz de perdoar a tudo e a todos na condição de o saberem levar a bem. Na prática é um conciliador.

 

Ano do Dragão 2012 - Conclusões


Ano do Dragão 2012
Ainda haverá tempestade mas que culmina com uma abertura para a bonança, é preciso saber esperar pela oportunidade e segura-lá bem quando ocorrer. É um Ano em que os fortes também vão sentir dificuldades. Os problemas que assolam o mundo continuarão a agravar na maioria deste ano. É um ano bom para casar e ter filhos que trarão sorte e felicidade a toda a Familia. Por muitos anos. Segurar-se ao que tiver de mais solido é a tónica deste ano, em que se muda do eixo das instabilidade para a estabilidade provável, mas a mudança produz um abalo ruidoso.

Os Signos mais favorecidos serão os dos anos mais parecidos com Dragão:
- logo à cabeça será um ano de sucessos e boas transições para os do signo Dragão, mas também para os seus melhores amigos que são o Tigre e a Lebre também estes governados pela Madeira seu "elemento" natural, a seguir favorecidos mas já não tanto, os seus convidados deste ano pertencentes ao movimento Água: o Porco, o Rato e o Búfalo.

Os mais desfavorecidos serão os signos do Fogo:
a Serpente, o Cavalo e o Cabra. Pois são contrariados pelas águas agitadas que tendem a contrariar a sua natureza e o metal, que são: O Macaco, o Galo e o Cão.



Identifique o seu signo chinês e o elemento correspondente:

Horóscopo Chinês - O seu animal


A Festa do Dragão na China move milhares de pessoas, quer imigrantes da própria China como pessoas de todo o mundo...é uma festa simbólica e poderossíssima...É a festividade mais importante e colorida da cultura chinesa... Está preparado para este Ano do Dragão de 2012?!...

Durante a "semana dourada" do ano novo chinês, os primeiros três dias são feriado. Por isso, não se admire se vir um restaurante ou loja chinesa fechada nesta semana. Na China, a entrada no novo ano lunar é uma grande comemoração com mais de 2 mil anos de história.

Por cá, a festa é discreta mas existe. O ano do dragão começa no dia 23 de janeiro e, segundo a lenda chinesa, vai ser um ano auspicioso. Isto porque os chineses acreditam que o dragão é um ser benevolente, de boa fortuna e felicidade. Lenda ou mito, o melhor é mesmo aproveitar para festejar. As comemorações têm lugar na Fundação Museu do Oriente, em Lisboa, que desenvolve um conjunto de atividades de comemoração do novo ano lunar.



0 comentários:

Enviar um comentário

Astrologia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...