Búzios

Búzios

A adivinhação por meio de búzios



Búzios
Existe um método de adivinhação muito fácil de praticar: a leitura dos búzios. Estas conchas são oriundas da África. Ainda que esta adivinhação teve a sua origem no Senegal, é muito praticada também em outros países da África. A leitura dos búzios também é possível em vários países, ou até mesmo você pode fazê-la. Se souber trabalhar com eles, os cauris podem «falar» com você e lhe revelar muitas coisas!

Na verdade, os cauris são pequenos búzios (ver foto abaixo) oriundos das Maldivas no oceano Índico. Originalmente, os cauris (Cypraea moneta em latim) serviam de moeda. Foi uma das moedas mais antigas do mundo, e foi também usada na China.
A palavra «cauri», em francês, origina-se do sânscrito kaparda, sendo mais tarde modificada para «cowri» pelos Ingleses que colonizaram o subcontinente indiano.


Búzios - Primeiro uma moeda intra-africana

Os cauris foram originalmente usados entre os reinos africanos como moeda de troca entre os diferentes impérios da África Ocidental: em particular, os de Songhai (atualmente, Níger), Mali e Gana. Esta moeda cauri foi usada durante muito tempo.


Búzios - Da moeda à sacralização


Pouco a pouco, ao longo do tempo, os sacerdotes animistas foram atribuindo aos cauris uma dimensão religiosa. Os xamãs e os feiticeiros africanos começaram então a fazer vestuário parcial ou completamente coberto com estas conchas mágicas, com efeito protetor.

Búzios

Hoje em dia são ainda encontrados sob essa forma, mas também como elementos de máscaras ou artefatos mágico-cerimoniais. São também integrados em colares, pulseiras e amuletos, fetiches fabricados por adivinhos ou curandeiros.

Os cauris são muito usados sob todas essas formas na África, em locais onde a religião animista, ou a adoração das forças da natureza, é ainda uma tradição viva como, por exemplo, em Casamansa.

Por causa da função protetora que lhes foi atribuída, rápida e amplamente os cauris foram usados como forma de prever o futuro.



Búzios - Da sacralização à adivinhação

Búzios

Desse modo, rapidamente os cauris se tornaram, durante séculos, instrumentos de adivinhação, sendo lançados sobre uma mesa, ou no chão. De acordo com alguns historiadores, esta forma de adivinhação teria sido introduzida pelos comerciantes árabes que, naquela época, ocupavam uma posição comercial dominante naquela parte do mundo.

A adivinhação por meio dos cauris faz parte da grande família da geomancia, que é praticada pelo arremesso de algo material. Podem ser búzios, grãos de café, mas também pedras marcadas com símbolos geométricos, como as runas na Escandinávia.



Búzios - Uma interpretação simbólica

Quando se lançam os objetos de adivinhação, com um número de elementos que pode variar, o lance será interpretado da forma como ficarem posicionados, por exemplo, poderão ficar sobrepostos; ou a forma geral do desenho no chão, se caírem de lado, para cima ou para baixo, como ficam colocados uns em relação aos outros...

Simbolicamente, os modos de adivinhação como a geomancia, utilizando objetos naturais como as pedras ou conchas, no caso dos cauris, levam ao culto da Terra-Mãe e à influência das forças telúricas. Estas serão responsáveis pela posição final dos objetos de adivinhação, uma vez que estão na terra.

O culto ao lançamento de cauris está também associado à parte feminina da nossa personalidade, tendo um aspecto que faz lembrar o sexo feminino. Por isso, muitas vezes são usados em ritos de fecundidade. Isso explica talvez porque, na África, são principalmente as mulheres que fazem a adivinhação por meio dos cauris.

Após o estudo de todas estas características e, muitas vezes, depois de ter entrado em transe, o adivinho lhe dará indicações sobre o seu caráter, os seus talentos ocultos e, evidentemente, interpretará o seu futuro.


Búzios


Uma sessão de adivinhação por meio dos búzios

Existem outras, mas uma das principais formas de usar os búzios é a seguinte:

O adivinho apresenta os vinte e dois búzios ao consultante, dos quais deve tirar quatro. Estes quatro representam, respectivamente: o passado, o futuro, o lado masculino e feminino do mundo e do próprio consultante.

Os búzios são misturados previamente pelo adivinho, invocando entidades capazes de responder às perguntas feitas em determinada área.

O consultante pensa em seu pedido ou pergunta, ou o pronuncia baixinho e com convicção, e a seguir sopra para os búzios, antes de serem lançados.

Ele cria o seu próprio mundo lançando os seus búzios e mostra, desse modo, como está situado neste universo.

O adivinho interpretará esse lançamento ou poderá pedir para repeti-lo, uma ou mais vezes, para obter respostas mais claras. Ele mesmo poderá lançar também os búzios.

A seguir, o adivinho junta os quatro búzios aos outros e dá as explicações sobre a pergunta que a pessoa fez.


Aqui estão algumas predições, dependendo da posição dos cauris:

Se dois caírem um sobre o outro, a abertura para cima: significa a chegada de uma boa notícia.

Se um búzio cai na horizontal, com a abertura para cima, e se o outro cair sobre ele ficando em posição vertical: este lance anuncia que alguma confusão está chegando.



Búzios


A adivinhação por meio dos búzios pode ser feita em relação a todas as áreas: saúde, dinheiro, sorte, amor, trabalho, casamento, nascimentos, viagens...

Faça você mesmo!

Você poderá, também, encontrar em grandes cidade um adivinho que use os búzios, especialmente em locais onde existem grandes comunidades africanas, por exemplo, entre os Senegaleses. Se não for possível, pode encontrar nas livrarias ou na internet livros que ensinam a lançar os búzios.



 

0 comentários:

Enviar um comentário

Astrologia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...